No passado dia 17 de março, 9 turmas do 2º ciclo da EB do Castelo tiveram o prazer de estar presentes no encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha, professora de Educação Física e autora da coleção Teodora.

No último dia da Semana da Leitura na Biblioteca, as 3 sessões realizadas pela escritora deixaram muitos alunos curiosos com a nova aventura da Teodora, uma história que, com base em alguns registos históricos (mito ou mistério da barca portuguesa desaparecida ao largo da costa australiana), mostra como os Portugueses descobriram a Austrália muito antes do James Cook. O tema e o mistério deixado no ar pela escritora suscitaram imensa curiosidade nos alunos. Todos queriam saber o que aconteceu e como aconteceu. Para tal, a única forma será a leitura integral da história que, ao contrário de outras, não poderá ser adquirida nas livrarias porque Teodora e o Misterioso Barco de Mogno é uma edição de autor. Esta quebra com a editora deixou a escritora bastante receosa, mas, um ano depois do lançamento e de muitos encontros com alunos, chegou à conclusão que o livro será, rapidamente, um dos mais vendidos da coleção.

Com uma linguagem simples e acessível, mas com uma forte componente histórica e um enredo muito bem conseguido, com mistério e suspense desde a primeira página, a coleção Teodora já tem o reconhecimento do Plano Nacional de Leitura com livros da escritora nas listas de leitura autónoma/orientada.

No início de uma das sessões houve ainda tempo para celebrar a leitura com uma apresentação dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado da EB do Castelo. Um pequeno texto foi declamado com muito rigor e atitude, num momento que arrancou aplausos de toda a plateia.

O Professor Bibliotecário, Luís Varela

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.