Aprender é sempre divertido mas aprender a trabalhar em equipa é muito mais animador!

Foi assim que estudámos as características do conto tradicional , nas aulas de Português e escolhemos “Os músicos de Bremen” para articular e desenvolver o nosso projeto. Pesquisámos a biografia dos irmãos Grimm, aprendemos a partilhar, questionar, ouvir, aceitar e decidimos trabalhar a mensagem do conto estudado. O trabalho colaborativo saiu da aula de Português e envolveu a aula de Formação Cívica e Educação Visual.

Porém, queríamos mais e convidámos o 7º F e7º  G  para colaborarem connosco. A dimensão da palavra colaborar, parecia ter asas e queria sair da nossa sala. O convite foi aceite e a partilha alargou-se aos nossos colegas de um outro ciclo. Que orgulho, para nós! Trabalhar em equipa é isto mesmo!

Os nossos colegas envolveram, também, outras disciplinas para além do Português e pensámos levar mais longe a nossa mensagem: a união faz a força!

Inspirados na planificação do Projeto de Educação para a Saúde da nossa escola, aproveitámos a temática dos afetos e pensámos que seria mais um parceiro a envolver. Ser solidário, ser amigo, partilhar algo, foi isto tudo que aprendemos com o conto dos Irmãos Grimm e era isto tudo que queríamos partilhar com todos.

O convite da Câmara Municipal de Sesimbra veio a propósito. Tínhamos mais um parceiro, mais um colaborador e poderíamos gritar bem alto a nossa mensagem!

Assim aconteceu! Participámos no Desfile de Carnaval, representando a nossa escola e gritámos a plenos pulmões que a “união faz a força!”.

Foi um desfile muito divertido e, por último, temos as nossas máscaras e cartazes a abrilhantarem a nossa Biblioteca, durante a Semana da Leitura.

Foi, ou não foi um verdadeiro trabalho colaborativo?

 

Os alunos do 5º C

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.