A EB2,3 do Castelo acolheu o Projeto Geração Saudável, nos dia 28 e 29 de novembro. Os formadores que estiveram presentes foram Fátima Evangelista e Luís Mendes, nos dois dias. E ainda, Joana Fernandes, Leonor Pereira, Luís Glória, Sofia Custódio e Zacarias Ribeiro, bem como o condutor Ângelo Raposo.

Apesar do público/alvo terem sido alunos do 2º e do 3º ciclos, os alunos do 10º ano do Curso de Comunicação, da ESS, também foram convidados e tiveram oportunidade de reportar a atividade predominante trazida desta vez pelo autocarro, que consistia no uso responsável de medicamentos. Além disso, a farmacêutica que os acolheu, a Fátima Evangelista, desenvolveu ainda a temática das dependências e comportamentos aditivos, dada a adequação à faixa etária dos presentes. Por último, ainda foi dada uma explicação sumária sobre o funcionamento do projeto e os repórteres de serviço tiveram oportunidade de fotografar a mascote da Geração Saudável na escola de acolhimento.

‘Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde Pública, desenvolvido pela Seção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), que tem como objetivos primordiais contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.

prevenção e promoção da Saúde Pública constituem prioridades estratégicas do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 e, neste sentido, o Projeto Geração Saudável assume uma importância acentuada e com enorme responsabilidade social associada. O projeto contempla a realização de diversas atividades onde jovens farmacêuticos e estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, com formação prévia e adequada aos conteúdos, ministram formações às crianças e jovens. O público-alvo são os alunos do 2º ciclo, com integração pontual de alunos do 1º e 3º ciclos, sendo os professores, familiares dos estudantes e a população em geral um público-alvo secundário.

Como fator diferenciador intrínseco ao projeto, as formações são ministradas num autocarro adaptado, dividido em duas partes distintas, sendo uma delas composta por um anfiteatro e outra destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto, perspetivando uma formação interativa e dinâmica.

As temáticas abordadas nas formações do projeto são bienais, sendo que nos primeiros quatro anos de projeto foram abordadas as temáticas da sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), nutrição e higiene oral, enfarte agudo do miocárdio, obesidade infantil e diabetes. Neste momento e durante o  próximo ano letivo serão abordadas as temáticas da DiabetesUso Responsável do Medicamento Dependências e comportamentos aditivos.

Atualmente, o projeto é reconhecido e apoiado institucionalmente por diversas entidades, tais como a Direcção-Geral da Saúde (na temática da diabetes), a Confederação Nacional das Associações de Pais e a Associação Nacional de Professores, o que muito dignifica o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do projeto, tendo recebido igualmente o honroso Alto Patrocínio da Presidência da República. O Projeto Geração Saudável foi ainda premiado na 20ª edição dos Prémios Almofariz, com o Prémio Almofariz de Projeto do Ano.

No ano letivo 2015/2016, o projeto esteve presente em sessenta e seis escolas, formando aproximadamente doze mil e quinhentos alunosquinhentos e cinquenta professores e duas mil pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.’ (mail enviado pela Ordem dos Farmacêuticos)

Para mais informações, podes consultar o site oficial do Projeto, www.ordemfarmaceuticos.pt, ou a página de Facebook “Geração Saudável”.

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.