Entre 7 e 9 de Novembro de 2016, cinco jovens sesimbrenses, integrados no projeto da Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), participaram no Fórum Mundial da Democracia, realizado anualmente em Estrasburgo (França). O tema deste ano foi “DEMOCRACIA E IGUALDADE – Que contributos pode dar a Educação?”.

O intuito desta visita foi a recolha de informações para serem trabalhadas na AMJ e também a aquisição de conhecimento e experiência sobre o mundo em que vivemos. Participaram nesta viagem cinco alunos: o Simão Amigo (Presidente da AMJ – ESS), o Tiago Carvalho (1º Secretário – ESS), Maria Cunha (2ª Secretária – EBI Quinta do Conde), o Gonçalo Rosa (líder de bancada – da EBI Boa Água) e o Dinis Pereira (líder de bancada – EB 2,3/S Michel Giacometti).

Os três dias do Fórum foram organizados de diferentes formas. No primeiro dia, os participantes foram recebidos com uma cerimónia de abertura, em que a música marcou presença. Depois, iniciou-se a sessão plenária, com vários oradores de todo o mundo e diversos temas em debate. Acerca do tema “Escola Democrática”, o Simão Amigo, de quinze anos, interveio em nome da AMJ, e, face a um plenário composto por diversas personalidades, expôs o projeto e teceu considerações sobre o ensino da atualidade.

No segundo dia, este mais tranquilo, os membros da AMJ puderam participar em laboratórios mais específicos, para menos pessoas, tendo a possibilidade de escolher o tema e mais margem de manobra para apresentar o seu projeto aos presentes. Como foi costume, depois do jantar, a reflexão do dia foi feita pelos participantes, mas de forma mais demorada, pois havia muito para partilhar.

No último dia, houve oportunidade para participar num encontro com o Embaixador Português junto do Conselho da Europa e para visitar a cidade de Estrasburgo e apreciar traços da sua cultura.

Em suma, todos os participantes voltaram para solo português com um maior conhecimento cultural e cívico.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.