A festa de lançamento do novo conceito de Juventude da autarquia ocorreu no Gliese Bar, no dia 26 de novembro. Uma sala renovada e preparada especialmente para o efeito, com o apoio do artista sesimbrense João Cruz, acolheu três grupos de dança quintacondenses, os Da Scum, MgBoos e Flow In, que abriram a festa com atuações enérgicas em expressões Afro e Hip Hop, seguidos do projeto Salto, que, após marcar presença nos principais festivais nacionais como Rock in Rio ou Alive, se estreou no concelho com uma atuação onde o rock, o funk e a música eletrónica se encontraram com mestria.

A abrir a pista de dança, o DJ Sesimbrense Space Invader foi construindo uma atuação vibrante e preparando as centenas de jovens para os Ninja Kore, que, com os beats que lhes são característicos, levaram ao rubro a juventude sesimbrense, que desta forma celebrou o nascimento do Juventude.Sesimbra.

Pelo meio, em representação do Executivo, o  Vereador José Polido, acompanhado por dois jovens e pelos técnicos do Gabinete da Juventude, apresentou toda a ambição deste novo conceito e deixou clara a aposta em ajudar os jovens sesimbrenses a tornarem-se homens e mulheres criativos, empreendedores e orgulhosos das suas raízes.

Esta foi uma festa que permitiu ao projeto Juventude.Sesimbra dar um primeiro passo em frente, com segurança e muita energia.

O conceito

O projeto do Gabinete da Juventude para os próximos anos assenta em cinco pilares de ação e é representado pela marca Juventude.Sesimbra. O conceito coloca no centro da ação o jovem dos 14 aos 30 anos. O grande desafio é construir, apresentar e implementar um projeto que responda aos interesses de um público-alvo com uma faixa etária tão alargada e que, precisamente por essa razão, tem interesses tão diferentes.

Os cinco pilares são Emprego, Formação e Voluntariado, Espaços de Estudo e Encontro, Apoio às Problemáticas Juvenis, Tempos-Livres e Animação e, por fim, Apoio a Projetos e Associativismo. Cada pilar tem um conjunto de projetos que pretende dar aos jovens do concelho um conjunto de ferramentas fundamentais para os desafios próprios da Juventude. Orientação vocacional, formações diversas na área do emprego, projetos de voluntariado e oportunidades de emprego jovem que o acompanhem, desde o momento em que desperta para esta necessidade até ao momento em que se sente preparado para enfrentar o seu primeiro emprego, são os grandes objetivos deste primeiro pilar. Por outro lado, o Juventude.Sesimbra oferece espaços, quer em Sesimbra, quer na Quinta do Conde, onde os jovens se podem encontrar para estudar, desenvolver projetos ou simplesmente conviver com Free Wi-fi e uma enorme panóplia de ferramentas ao seu dispor.

Ser jovem, em certos momentos, poderá ser um desafio duro e também nesses casos o Juventude.Sesimbra disponibiliza e faz a ponte com um conjunto de técnicos que podem ser úteis no acompanhamento de diversas situações, como a violência no namoro, cyberbullying e bullying, questões ligadas à sexualidade ou aos consumos, entre outras.

Para aproveitar a juventude é preciso tirar tempo para relaxar, conhecer novas pessoas, viajar e curtir o que de melhor a vida tem para oferecer. É por isso que Animação e Tempos-livres é um pilar tão importante e o Juventude.Sesimbra está muito focado em proporcionar momentos cheios de energia positiva ao mesmo tempo que promove uma maior profundidade nos jovens do concelho. Neste sentido, os novos conceitos como os 15 Dias na Pausa, Loop Gate Fest, Hot Crazy Nights, Sesimbra Rock Jovem, entre outros, vêm trazer animação com conteúdo aos Jovens Sesimbrenses. E se a Juventude é, por norma, criativa e empreendedora, muitas vezes falta-lhe o apoio logístico e financeiro ou simplesmente o “know-how” para tornar os seus projetos numa realidade. Os Projetos X são precisamente para ajudar neste sentido.

O Juventude.Sesimbra é um gabinete para e com a Juventude. Para aproveitar este espaço, basta aparecer num Spot Jovem, explicar o que pretende construir e desenvolver um projeto conjunto com os técnicos da autarquia.

Material cedido por O Sesimbrense, edição de 1 de janeiro de 2017

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.