Os alunos do 9º B, 11º e 12º PM e 12º PT rumaram ao cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 30 de setembro, para assistir ao filme “Piratas de Salé”, vencedor na 3ª edição do festival “Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino”.

Esta foi uma oportunidade para participar num festival de cinema e assistir a um trabalho cinematográfico alternativo (fora do circuito comercial). Realizado no feminino, em Marrocos, conta a história do Circo Chemis’y, localizado junto a um dos bairros de lata mais pobres da cidade de Salé. Aí, todos os anos, centenas de jovens acorrem a prestar audições, procurando um futuro no circo. “Piratas de Salé” leva-nos ao encontro de quatro destes jovens artistas, numa dura viagem de transformação. É um filme que mostra o que é ser jovem num lugar com poucas oportunidades e pouco espaço para sonhar.

Com um argumento de Rosa Rogers, fotografia de Merième Addou e a colaboração do Circo Chemis’y, este filme foi galardoado em 2015 com o prémio Revelação no Touan International Film Festival, e neste festival em Lisboa obteve a votação máxima do público.

Para além do cinema, ainda se visitou, durante a tarde, o Museu das Comunicações e a Baixa-Chiado, em percurso pessoano.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.