‘Campanha Publicitária’ é o nome de um dos módulos dos alunos finalistas do Curso Profissional de Comunicação, que faz parte de uma das disciplinas técnicas, chamada Comunicação Publicitária e Criatividade. A lecionação deste módulo já tinha vindo a ser direcionada para a divulgação do jornal do agrupamento, o ‘LOOKaes’, o que também aconteceu no início de 2015/2016.

O pré-lançamento da campanha começou com uma ação de ‘teasing’, em que se chama a atenção para algo que aparecerá em breve. Assim, foram espalhados pela Escola Secundária de Sampaio cartazes com padrões diferentes e palavras-chave que indiretamente remetiam para o ‘LOOKaes’. E, nas escolas com Ensino Básico, foram colocados cartazes sobre a história da comunicação e do jornalismo. Posteriormente, foi desvendado o ‘mistério’, e, já na fase de lançamento, sucederam-se as ações com a finalidade de dar mais visibilidade ao jornal nas várias escolas do agrupamento.

Então, já na fase de lançamento da campanha, foram realizadas diversas ações, como um concurso de desenhos/ilustrações sobre jornalismo e sobre o jornal do AES, para os alunos da pré e do 1º ao 6º anos, com o contributo das professoras de Expressões e de Educação Visual das diferentes escolas com Básico, no qual colaboraram todos os alunos destes níveis de ensino. Seguiu-se uma palestra, secundada por um worshop, também sobre jornalismo e o jornal do AES, para os alunos do 3º e 4º anos das Escolas do Básicas do Agrupamento. E ainda houve uma palestra na Biblioteca da Secundária sobre o desejável diálogo entre o jornal regional e o jornal escolar, que contou com a comunicação da chefe de redação de ‘O Sesimbrense’, a Ana Jovita (uma ex-aluna da escola), dirigida a alunos do 8º, 9º e 10º anos, incluindo a divulgação e o convite à participação no ‘LOOKaes’.

(Depois faltou o fôlego para divulgar o sucedido, pelo que aqui cabem as nossas desculpas, bem como o nosso imenso Agradecimento pelo envolvimento e pela colaboração de todos.)

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.