Encontro Comenius

O AGES está no Comenius! Este é um programa de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes e experiências entre escolas da UE. O nosso agrupamento participa, como parceiro, neste programa europeu através de uma equipa de professores e alunos da Escola Secundária de Sampaio. no desenvolvimento de um projeto intitulado Like Grandparents, Like Grandchildren: Generation Bonding in Europe.

A parceria multilateral será desenvolvida entre escolas de quatro países europeus – Turquia, Espanha, Alemanha e, claro está, Portugal – tendo como principais eixos de desenvolvimento: a comunicação entre diferentes gerações, em contexto familiar; a cultura dos anos 60, retratada a partir das próprias dimensões que fazem parte da vida dos alunos e o consequente contraste com a situação vivida nos países parceiros durante essa década. Neste âmbito, será dado especial relevo aos aspetos relacionados com a economia, cultura popular, vida familiar, estereótipos culturais e geracionais, bem como à comunicação entre diferentes géneros e gerações.

O ponto de partida do projeto será a interação entre os alunos e os membros mais velhos da família. Eles irão entrevistar os avós, com o intuito de realizar um retrato dos seus hábitos de vida, enquanto adolescentes. Para preparar uma exposição sobre a vida, na década de 60, na sua própria região, irão, igualmente, recorrer aos seus avós para que estes contribuam com objetos pessoais e as suas preciosas memórias. Posteriormente, os alunos irão desenvolver um trabalho de pesquisa mais abrangente sobre este período da história e recolher imagens para um calendário do ano de 1965. Com um destaque especial, realizar-se-á, paralelamente, uma pesquisa e recolha de testemunhos sobre as alterações no papel e direitos das mulheres, vividas ao longo dos últimos 50 anos.

Serão, igualmente, realizadas exposições em cada um dos quatro países, coincidentes com os encontros entre as escolas parceiras. Nestas ocasiões, os alunos serão os guias para os visitantes, melhorando assim as suas competências relacionais, bem como o seu domínio da língua oficial do projeto, que será o inglês.

A primeira reunião de trabalho ocorreu em Sesimbra, entre os dias 17 e 20 de setembro, tendo tido, como intervenientes, dois professores de Espanha, dois da Alemanha, três da Turquia e oito de Portugal.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.