Se é verdade que nem só de pão vive o homem, é certo também que esse universal alimento tem estado no cerne da nossa dieta desde tempos imemoriais. Daí a importância que lhe foi conferida no âmbito da semana de atividades em torno da comemoração do Dia Mundial da Alimentação de 2017 no Agrupamento de Escolas de Sampaio.

Assim, no dia 16 de Outubro, os alunos das turmas 9.º D e 9.º F da Escola Secundária de Sampaio participaram num Atelier sobre a «Importância do Pão na Nossa Alimentação», dinamizado pela nossa conterrânea com largo currículo na área da Gastronomia — Maria Papoila. Esta atividade incluiu uma abordagem histórica sobre a relevância deste alimento, bem como a confeção de diversas receitas na área da panificação e da pastelaria (pão enriquecido com cereais ou polvilhado com açúcar e canela, pudim de pão com chocolate e frutos secos) e modalidades de aproveitamento do chamado “pão duro” (croutons).

A mostrar que há vida para além do pão, turmas do 2.º ciclo reuniram-se no refeitório da Escola Básica do Castelo para aplicar noções de saúde e de alimentação na escolha de ingredientes e na preparação da primeira refeição do dia — o pequeno-almoço —, que, nas palavras da professora Marília Sequeira, deveria chamar-se «o grande-almoço». Depois de refletirem sobre o valor nutricional dos alimentos e de confecionarem panquecas de aveia, os alunos puderam finalmente apreciar o seu delicioso e salutar pequeno-almoço.

Os dois eventos aliaram conhecimento e prazer, combinando informação científica e gastronómica com a degustação de pratos e com o prazer do convívio. Deixaram em todos um gostinho na boca e apetite para comemorações futuras.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.