‘Vaiana’ (‘Moana’, na versão original) foi a escolha para uma sessão de cinema na Semana da Leitura da BE da EB do Castelo. Um filme de animação para jovens de todas as idades e que funciona como fonte de inspiração para as nossas vidas. São vários os valores abordados no filme, especialmente os positivos, que tantas vezes são utilizados como ferramentas de auto-ajuda ou até no coaching de empreendedorismo. Acreditar nos sonhos, ter coragem, determinação e foco são ingredientes necessários para atingir grandes objetivos. Com uma forte ligação ao mar e um enredo que nos envolve do princípio ao fim, ‘Vaiana’ é um filme que nos toca e que transmite mensagens muito interessantes.

Convidámos os meninos e meninas das Unidade da EB do Castelo e da ES de Sampaio para assistirem a este filme e muitas foram as reações positivas. Deixamos aqui alguns depoimentos sobre a perspetiva e o olhar destes alunos muito especiais:

SINOPSE

Há dois milénios, numa pequena ilha da Polinésia, vivia Moana Waialik, a única filha de um chefe de uma longa linhagem de navegadores. De espírito aventureiro e apaixonado, o maior desejo dela era explorar o mundo e navegar pelo oceano. Apesar de todos os avisos do pai, que desejava que ela seguisse os seus passos como líder da tribo, a rapariga, que tinha em si a força e a coragem de várias gerações, não se coibia de sonhar com grandes façanhas. Quando, subitamente, a ilha foi ameaçada por uma escuridão inexplicável, ela percebeu que tinha chegado o momento de transpor os limites do recife, salvar a sua aldeia e procurar respostas para as perguntas que sempre a atormentaram. E foi nesta longa viagem de descoberta que conheceu Maui, um lendário semideus de quem se tornou amiga e que a ajudou a enfrentar mil perigos…

Produzido pelos estúdios Walt Disney Animation, trata-se de um filme de aventura em animação computorizada, com realização de Ron Clements e John Musker, e co-realização de Don Hall e Chris Williams.

Fonte: http://cinecartaz.publico.pt/

Professor Luís Varela

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.