O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi quando entrou em vigor a Constituição desta organização.

O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

A Proteção Civil surgiu em 1949, no protocolo 1 do Tratado de Genebra, “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.”

in www.calendarr.com

Para marcar este dia, a equipa da BE decidiu presentear duas turmas do 3º ciclo (8º F e 7º A) com um documentário do Canal Odisseia – “Como sobreviver a uma catástrofe” – que apresenta várias recomendações que podem fazer a diferença numa situação de perigo. Mas, para além disso, este documentário mostra-nos o que acontece no nosso cérebro quando enfrentamos a morte: porque é que os tubarões nos provocam tanto terror ou porque é que, como no caso de alguns trabalhadores das Torres Gémeas, o terror pode provocar-nos uma paralisia?

Este documentário estará disponível na BE para todos os professores que queiram utilizá-lo em sala de aula e debater este tema.

Os alunos de ET do 8º ano elaboraram trabalhos para comemorar este Dia Mundial da Proteção Civil, expostos durante a Semana da Leitura.

Prof. Luís Varela

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.