Em plena Semana da Leitura, o PES (Projeto de Educação para a Saúde) e a BE (Biblioteca Escolar) convidaram a equipa da Escola Segura da GNR para conversar com os alunos do 2º ciclo sobre algumas questões relacionadas com a utilização correta e segura da Internet. Os agentes Contente e Tinoco, com a sua habitual disponibilidade e simpatia, estiveram presentes na BE da EB do Castelo, nos dias 1 e 2 de março, para apresentarem aos alunos do 5º ano algumas regras básicas e simples para uma utilização mais segura da Internet.

Com o crescente número de casos de má utilização dos telemóveis e redes sociais, nomeadamente através da propagação de fotografias e vídeos, considerou-se urgente realizar uma sensibilização e esclarecimento junto dos alunos para que estas situações não sejam tão frequentes. Questões como Identidade Digital, Partilha de dados pessoais e fotografias, Passwords, Redes Sociais, entre outras, foram abordadas de uma forma simples e direta para que o impacto fosse efetivo. Os agentes alertaram para casos reais que acontecem diariamente no nosso país, chamando a atenção para não divulgarem nunca a própria escola, horários e percursos na Internet.

Estas sessões de esclarecimento estão enquadradas nos programas de colaboração da Escola Segura da GNR com os vários estabelecimentos de ensino. O programa poderá ser também extensível a pais e educadores, com a intenção de prevenir, sensibilizar e informar sobre os perigos de uma utilização indevida e pouco esclarecida da Internet.

Prof. Luís Varela

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.