No dia 30 de janeiro, a EB de Cotovia celebrou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Com a participação de todas as turmas, envolveu-se em algumas atividades que enalteceram diversos valores que este dia veio lembrar e promover.

“A data foi instituída em 1964, em Espanha.(…) O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.”

(Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-escolar-da-nao-violencia-e-da-paz/ )

Os alunos decoraram a escola com mobiles, pendurando braços recortados, onde escreveram frases sobre a Paz. Os resultados foram representativos da sua sensibilidade e do grande abraço que quiseram dar à Paz.

Durante a manhã, o seu abraço foi maior, uma roda do Pré-Escolar a passar o abraço da Paz, rodeada por outra roda do 1º ciclo, a passar também o seu. Sempre ao som da canção “Dá-me um abraço”, de aluno em aluno, ele lá foi seguindo.

Ensinámos que a pomba branca simboliza a Paz e que neste dia, em particular, devia passar por todas as escolas este sinal de harmonia. Pela nossa… passou! Já quase no final, depois de tantos abraços dados, sobrevoou pelas nossas rodas de crianças uma linda e serena pomba branca.

Linda pomba branca

Visitaste a Cotovia

Enche o mundo de paz

E o peito de alegria.

Diz aos meninos todos

O valor da igualdade

Mostra o peso das palavras

Põe-lhes na voz a bondade.

Professora Mafalda Fialho

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.