A “Hora do Conto” consistiu na apresentação da história “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, a seis turmas do 1º e 2º anos de escolaridade, na Escola Básica de Sampaio. Foram realizadas três sessões com as turmas  1º BS (professora titular Salomé Pinhal), 1º/4º CS (professora titular Tânia Correia), 1º AS (professora titular Teresa Pires), 2º DS (professora titular Sara Guimarães), 2º ES (professora titular Teresa Cardoso) e 2º FS (professora titular Célia Neves).

Este trabalho foi realizado pela Patrícia Marques, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), como aluna do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Comércio.

Segundo a contadora de histórias, a própria Patrícia, “a experiência foi muito gratificante, pois de uma maneira geral os alunos foram muito recetivos e receberam-me de uma forma muito afetiva e carinhosa. Foi interessante aperceber-me de como são os alunos quando estão a aprender a ler.”

As professoras, por sua vez, mostraram grande interesse na atividade e propuseram que se repetisse com um conto diferente, pois foi do agrado de todos.

O conto, “Os músicos de Brémen”, foi escolhido com a ajuda da professora Idalina Costa, tendo cumprido a finalidade de promover a motivação para a leitura e ainda a sensibilização para a proteção dos animais.

Foi importante contar com o apoio das professoras do primeiro ciclo, da professora Bibliotecária, Idalina Costa, e das professoras Ana Garcia e Célia Baptista, pois sem elas teria sido difícil concretizar este projeto.

 

Fica ainda a mensagem transmitida: “Não Abandone! Você é a Vida dos Seus Animais. Os animais não são mobília, não são brinquedos, nem objetos descartáveis, nem decoração velha. Os animais não se podem defender…” e o link para um filme sobre o mesmo tema, também projetado para algumas turmas https://youtu.be/rFiZEm0ww8k

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.